NOME BOTÂNICO: Calendula officinalis

FAMÍLIA: Asteraceae

PARTE UTILIZADA: Flor

HISTÓRICO
A calêndula é uma das plantas mais versáteis e muito popular pelo seu uso em cosmética. Pelo fato de parecer estar em flor durante todo ano, recebeu o nome botânico que reflete a idéia de florescer no 1o dia de cada mês, do latim calends.
O aparecimento regular de pétalas e folhas fortes contribui para a sua utilização freqüente. É originária da Europa meridional, e adaptou-se bem no Brasil, cultivada como planta ornamental e medicinal por apresentar um alto índice de princípios ativos.
Na guerra civil americana, os médicos nos campos de batalha utilizavam suas flores e folhas para tratar feridos.
Encontrada em todo o mundo como planta de jardim, a calêndula é uma das plantas medicinais mais úteis e desde há muito tempo é utilizada na medicina indiana, árabe e grega.
É cultivada em grandes quantidades nas antigas repúblicas da União Soviética para fins medicinais, tendo sido cognominada “penicilina russa”.
É uma planta anual, com grandes folhas oblongas e peludas e flores amarelas ou alaranjadas, semelhante a mal-me-queres, que aparecem desde o início do verão até as primeiras geadas.

APLICAÇÕES
Utilizada em formulações para inflamação das glândulas linfáticas, úlceras da boca, feridas, úlceras das paredes do estômago, hemorróidas, fissuras anais, eczema e lavagens da mucosa vaginal.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
POLUNIN, M.; ROBBINS, C. A farmácia natural – Guia de medicamentos naturais. Editora Civilização, 1992.
TESKE, M,; TRENTINI, A.M.M. Compêndio de fitoterapia. 2.ed. Curitiba,1995.
http://www.tropicos.org/name/2709695 Acesso em 25 março 2009.
http://www.plantamed.com.br/ Acesso em 25 março 2009.

design
Author: design