NOME BOTÂNICO: Hydrocotyle asiatica
INCI: CENTELLA ASIATICA EXTRACT
CAS: 84696-21-9
FAMÍLIA: Apiaceae
PARTE UTILIZADA: Talo, folha e raiz.

EXTRATO GLICÓLICO
É obtido por processo de maceração ou percolação de uma erva em um solvente hidro-glicólico, podendo ser este o propilenoglicol ou a glicerina. Este extrato normalmente é utilizado nos fitocosméticos. A relação erva/solvente varia, sendo que normalmente se utiliza a relação indicada para as tinturas vegetais.
O extrato glicólico é indicado para aplicação em soluções aquosas, géis de álcool, emulsões água/óleo e tensoativos (sabões, banhos de espuma, xampus).

HISTÓRICO
Planta que cresce espontaneamente em lugares úmidos e sombreados, é encontrada no leste Europeu e também em países da América do Sul, como Brasil e Venezuela.
Há mais de 3.000 anos os habitantes da Índia, África e das Ilhas do Oceano Índico utilizavam a centella no tratamento de lesões cutâneas. Mas só a partir de 1941 ficou comprovada a composição química desta planta. O bioquímico francês, Jules Lepine, descobriu que a planta possui um alcalóide que pode rejuvenescer o cérebro, os nervos e as glândulas endócrinas.
Esta planta, conhecida pelos chineses como fo-ti-tieng, é similar ao ginseng e constitui um dos raros estimulantes sem efeitos cumulativos prejudiciais.

APLICAÇÃO
Indicado em formulações para o tratamento de celulite e da gordura localizada devido sua ação reguladora dos tecidos conjuntivos e equilibrador das fibras colágenas, quando alteradas.Utilizado também em cremes nutritivos para o tratamento de rugas, prevenindo o envelhecimento precoce e em produtos para melhorar o aspecto da pele em casos de queimaduras, tratamento de úlceras da pele e cicatrização de feridas superficiais e pós-cirúrgicas, pois acelera a produção de colágeno e fibras.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
NEGRAES, P. Guia A-Z de plantas: beleza. São Paulo: Bei Comunicação, 2003.
TESKE, M,; TRENTINI, A.M.M. Compêndio de fitoterapia. 2.ed. Paraná, 1995.
http://www.artpharma.com.br/plantas/plantaf.htm Acesso em 03 janeiro 2006.
http://bam-international.com/bam/homepage/home.html Acesso em 03 janeiro 2006.

design
Author: design