INC NAME: Dietanolamida de Ácido Graxo de Coco, Alcanolamida de Ácido Graxo de Coco, Cocamide DEA

FÓRMULA ESTRUTURAL
CH3(CH2)n CO N(CH2CH2 OH)2 onde n = 8 a 12

APARÊNCIA
A Dietanolamida de Ácido Graxo de Coco apresenta-se na forma de um líquido viscoso de cor amarelada, que se cristaliza em temperaturas baixas.

ORIGEM
A Dietanolamida de Ácido Graxo de Coco tem origem a partir de ácidos graxos de óleos vegetais com a Dietanolamina produzida sinteticamente.

DIETANOLAMIDA DE ÁCIDO GRAXO DE COCO 90%
A Dietanolamida de Ácido Graxo de Coco é um tensoativo não-iônico de limitada solubilidade em água sendo, no entanto, solubilizado pela presença de tensoativos
mais hidrofílicos, como os álcoois graxos sulfatados e os etoxilados sulfatados, sendo muito empregado em formulações cosméticas.

OBTENÇÃO
A Dietanolamida de Ácido Graxo de Coco pode ser obtida a partir da reação da Dietanolamina com:

a) Ácido Graxo de Coco ou Ácido Graxo de Babaçu;
b) Éster Metílco do Ácido Graxo de Coco ou Babaçu;
c) Óleo de Coco ou de Babaçu.
Quando feita a partir do Óleo de Coco ou babaçu, obtém-se uma amida de melhor solubilidade do que com a feita com o ácido graxo ou o éster metílico.
Isso é devido à presença da glicerina que proporciona melhor solubilidade e poder emulsionante e umectante às amidas.

Aplicação – A Dietanolamida de Ácido Graxo de Coco é empregada nas formulações de shampoos de quase todos os tipos, como shampoos transparentes e perolados,shampoos,condicionadores, gel para banho, banho de espuma, sabonete líquido entre outros.

Benefício – A Dietanolamida de Ácido Graxo de Coco proporciona diversas propriedades as formulações de shampoos e sabonetes líquidos a saber:

a) São excelentes doadores de viscosidade;
b) Aumenta o poder espumante;
c) Condicionamento ao cabelo;
d) Estabilização de espuma;
e) Sobrengorduramento, devolvendo a oleosidade natural do cabelo;
f) Ótimo poder solubilizante de essências e óleos essenciais.

PRODUTOS SUBSTITUTO / CONCORRENTES

Nas formulações cosméticas a Dietanolamida de Ácido Graxo de Coco, devido a muitas propriedades funcionais, elas são difícilmente substituídas por outro produto sozinho, geralmente é comum se empregar uma combinação de três produtos ao mesmo tempo; um para dar viscosidade, outro para dar estabilização de espuma e sobrengorduramento e o outro para aumentar o poder de espuma e detergência.

design
Author: design