O óleo de rosa mosqueta ou também chamado ROSA SILVESTRE é obtido das sementes da ROSA aff. Rubiginosa é encontrada nos Estados Unidos, América do Sul, Peru, Argentina e também muito abundantemente na Europa, região do Mediterrâneo onde é originária. É composta de ácidos graxos insaturados (oléico, linoléico e linolênico), carotenóides, flavonóides e vitamina C.
O óleo extraído das sementes contém alto conteúdo de ácidos graxos insaturados devido as suas características físico-químicas este óleo é considerado secante, a vitamina C é encontrada em seu fruto e a polpa contém grande quantidade de pigmentos amarelos tais como carotenóides, flavonóides e xantofilas.
A presença destes compostos não suficiente para explicar certas ações do óleo como eliminar cicatrizes, certos tipos de manchas e rugas profundas na pele, mas através de estudos observaram a presença de ácidos transretinóico, mais conhecido como vitamina A ácida ou Tretinoina, cuja fórmula é C20 H28 O2.
A aplicação tópica do ácido transretinóico produz profundas modificações no processo de queratinização, seu maior emprego tem sido no tratamento da pele envelhecida. Os fibroblastos da derme na pele envelhecida são atróficos, pouco ramificados e com escassez do retículo endoplasmáticos e organelas. A vitamina A ácida aumenta a atividade dos fibroblastos, após sua aplicação apresenta-se como células hiperativas e bem ramificadas com citoplasma rico em retículo endoplásmatico, complexo de Golgi e mitocôndrias, o que é um indicio de uma síntese muito mais ativa do colágeno.
Ela pode ser usada como terapia preventiva para evitar ou retardar as manifestações de envelhecimento da pele, sendo que seu uso deve iniciar aos 20 anos, especialmente em pessoas que se queimam com facilidade ou que por diversas razões se expõe muito ao sol. Recomenda-se que sua administração seja feita sob a forma de cremes ou loções cremosas de 5 à 10% contendo filtros solares.

APLICAÇÃO
É utilizado para atenuar rugas, linhas de expressão, hidrata a pele, previne o envelhecimento precoce e o desenvolvimento das estrias da gravidez.
Possui acentuado poder regenerador de tecidos com grande utilidade sobre cicatrizes acidentais ou cirúrgicas a aplicação deve ser feita desde o dia em que os pontos da sutura cirúrgica foram retirados, lavar a região com água morna, secar cuidadosamente e aplicar o óleo com uma massagem suave.

INDICAÇÕES

  • Tem acentuado poder regenerador de tecidos;
  • Tratamento de queimaduras;
  • Cicatrização de suturas;
  • Redução de cicatrizes antigas (hipertróficas, hipercrômicas e retráteis);
  • Quelóides;
  • Ulcerações;
  • Assaduras;
  • Ictiose;
  • Psoríase.

É UTILIZADO PARA

  • Atenuar rugas e linhas de expressão;
  • Hidratar a pele;
    Prevenir o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de estrias da gravidez.
    O seu uso é feito com o óleo puro, aplicando-se poucas gotas sobre a região tratada, com
    massagem circular até sua total absorção (2 a 3 minutos).

CONCENTRAÇÕES
Cosméticos, cremes e loções cremosas: 2 a 10%.

design
Author: design