TECNOLOGIA
Nanopure Beauty é uma matéria prima especialmente desenvolvida para uso na elaboração de produtos de beleza animal contendo uma mistura de ingredientes ativos encapsulados em nanopartículas de biopolímeros. O encapsulamento, através da tecnologia, permite a estabilização dos componentes sensíveis e complexos e, também, proteção e liberação direcionada dos bioativos. Assim, a nanoencapsulação promove excelente ação do produto sobre a pele e pelo do animal, além de fácil formulação.
Com a devida liberação controlada dos ativos do NanoPur Beauty permite-se uma ação efetiva e prolongada sobre a pele dos animais, promovendo proteção e repelência de insetos que estejam no animal e cuidados ao couro e à pelagem.

INGREDIENTES ATIVOS Sua fórmula contém bioativos da menta, pantenol, neen e maracujá Nanoencapsulados.
O óleo essencial de menta possui ação refrescante e auxilia na redução da oleosidade e da descamação excessiva do couro cabeludo dos animais. O neen tem forte ação repelente de insetos protegendo de pernilongos, mosquitos e expulsando as pulgas.
O maracujá apresenta efeito calmante, auxilia na limpeza e regeneração celular. O DPantenol tem ação regeneradora, reduz a oleosidade e contribui para redução da seborréia. Além de ser indicado para o tratamento de diversas afecções da pele, como úlceras, ferimentos e cicatrizes.

CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS
Estado físico: líquido
Cor: branco à bege
Ph: 2 – 8
Dispersibilidade: meio aquoso
Densidade: 0,95 – 1,05 g/ml
Características: mistura de compostos orgânicos
Armazenamento: temperatura ambiente
Incompatibilidade: sistema alcóolico

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
Ação repelente de insetos e pulgas.
Promove redução da oleosidade e descamação excessiva.
Efeito calmante e cicatrizante.
Ação antisséptica e refrescante.
Ação cicatrizante, restauradora, hidratante e calmante.

TESTE CULTÂNEO E FOTOTESTE

TESTE CLÍNICO 1
Foram realizados testes clínicos para comprovar a ausência de potencial de Irritabilidade Dérmica Primária, Irritabilidade Dérmica Acumulada, Sensibilização
Dérmica, Fotossensibilização Dérmica e Fototoxicidade Dérmica cutânea de produto de uso tópico através da aplicação de Patch Test e irradiações, em condições maximizadas, com área de aplicação e quantidade controladas, acompanhado por médico dermatologista.

  • Os participantes da pesquisa receberam em dorso esquerdo ou direito um teste de contato (patch test). A escala de avaliação utilizada para leitura das reações é a preconizada pelo International Contact Dermatitis Research Group (IRCDG).
  • Para a realização da Fotossensibilização Dérmica e Fototoxicidade Dérmica utilizou-se um simulador solar constituído por duas lâmpadas de radiação ultravioleta com controle digital do tempo de irradiação e separação da radiação ultravioleta através de vidro transparente.

PROCEDIMENTO PARA AVALIAÇÃO
Irritabilidade primária:
A área foi avaliada após 48 e 96 horas da primeira aplicação do produto investigacional.

Irritabilidade secundária:
A cada 48 horas, os participantes da pesquisa retornaram para retirada dos apósitos e leitura dos sítios após 30 minutos de repouso. As aplicações foram executadas 3 vezes por semana por 3 semanas consecutivas, em dias alternados,perfazendo o total de 9 aplicações.
No final de semana, o teste de contato permaneceu aplicado por 72 horas.

Fotossensibilização:
Aproximadamente 24 horas de cada aplicação, o produto foi removido, a área foi avaliada e recebeu irradiação UVA e UVB para a avaliação de fotossensibilização.
As irradiações do produto foram executadas 3 vezes por semana, durante duas semanas,perfazendo o total de 6 aplicações.

Sensibilização:
Após esse período de aplicações para irritabilidade acumulada e fotossensibilização seguiu-se um período de, no mínimo, 10 dias, quando nenhum patch foi aplicado no dorso dos participantes da pesquisa (período de descanso). Ao final do período de descanso, o produto foi novamente aplicado em área virgem, um apósito para avaliação de sensibilização e outro para fotossensibilização permanecendo por um período de 48 horas na avaliação de sensibilização e 24 horas (período desafio) em contato com a pele.
Após a remoção do apósito de sensibilização a região foi avaliada após 30 minutos e após 24 horas.

Fotoxicidade:
Após remoção do apósito de fotossensibilização, a área foi avaliada e recebeu irradiação ultravioleta A, na região do apósito denominado fotossensibilização. A área irradiada foi avaliada após aproximadamente 24, 48 e 72 horas

Resultados:
Nas condições em que o produto investigacional foi avaliado nos participantes da pesquisa pôde-se concluir que não induziu fenômenos irritativos ou de sensibilização cutânea e não provocou fotossensibilização e nem fototoxicidade significativos detectáveis durante o período de estudo, sendo considerados seguros para uso tópico, suportando desta forma o termo dermatologicamente testado e hipoalergênico.

AVALIAÇÃO DE AÇÃO REPELENTE CONTRA INSETOS

TESTE CLÍNICO 2
Foram realizados testes para comprovar a eficácia repelente do produto NANOPUR BEAUTY ANIMAL frente às espécies de mosquitos Aedes aegypti espécie Culicidae, Anopheles espécie An. albimanus, e Culex espécie Quinquefasciatus

PROCEDIMENTO PARA AVALIAÇÕES

  • Os(as) participantes da pesquisa foram classificados(as) em 03 grupos de estudo, cada grupo de estudo foi formado por 10 participantes da pesquisa de acordo com a espécie de mosquito a qual seria exposto nas avaliações.
  • Foi aplicado no lado direito do(a) participante da pesquisa a amostra teste (aplicada pura) de acordo com a dose determinada e o lado esquerdo usado como controle sem aplicação de nenhum produto.
  • Depois foi colocado no viveiro o antebraço com a amostra previamente aplicada e mantido em contato com os insetos por 05 minutos realizando a contagem de pousos e/ou picadas.
  • A atividade repelente do produto investigacional foi avaliada após 30, 60, 90 e 120 minutos ou até o primeiro evento de pouso/picada

RESULTADOS/CONCLUSÃO
O produto testado apresentou propriedade repelente contra os mosquitos das famílias, Anopheles espécie An. Albimanus por 90 minutos, Culex espécie quinquefasciatus 90 minutos e Aedes aegypti 60 minutos após sua aplicação. De acordo com os resultados observados pode-se considerar que o produto NANOPUR BEAUTY ANIMAL apresenta proteção repelente.

design
Author: design