NOME BOTÂNICO: Hamamelis virginiana (CAS: 84696-19-5)
FAMÍLIA: Hamamelidaceae
PARTE UTILIZADA: Casca

EXTRATO GLICÓLICO
É obtido por processo de maceração ou percolação de uma erva em um solvente hidro-glicólico, podendo ser este o propilenoglicol ou a glicerina. Este extrato normalmente é utilizado nos fitocosméticos. A relação erva/solvente varia, sendo que normalmente se utiliza a relação indicada para as tinturas vegetais.
O extrato glicólico é indicado para aplicação em soluções aquosas, géis de álcool, emulsões água/óleo e tensoativos (sabões, banhos de espuma, xampus).

HISTÓRICO
A hamamelis é uma árvore nativa dos bosques úmidos dos Estados Unidos e Canadá, foi introduzida na Inglaterra em 1735, e depois para toda a Europa.Seu nome se origina do grego hama que significa ao mesmo tempo e melis que significa fruto, devido a frutificação ocorrer ainda quando a planta está florida. Virginiana refere-se ao local dos Estados Unidos onde foi encontrada.

APLICAÇÃO
Utilizado na formulação de loções e géis para o tratamento da oleosidade excessiva da pele e também para o tratamento de celulites, varizes e inchaço nas pernas. Usada também em produtos pós-barba, pós-depilatórios e géis refrescantes.
Possui propriedades hemostáticas nas hemorragias de origem capilar sendo utilizado em xampus para cabelos frágeis, oleosos e anticaspa.
Em uso externo estimula a formação do epitélio ativando a circulação da pele.
Utilizado em formulações de protetores solares, sendo útil no tratamento de queimaduras, diminuindo a sensibilidade da pele. Usada também no tratamento cicatrizante e na cura de pequenos ferimentos na pele e para aliviar a dor da picada de insetos.Adstringente, tônico, descongestionante, anti-acnêico, refrescante e sedativo.

  • Loções tônicas, e após barba, géis refrescantes, cremes e loções para peles oleosas: 5-10%.
  • Extrato glicólico: Xampus: 2-5%.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
COSTA, A.F. Farmacognosia. 2.ed., Lisboa: Fundação Caloustre Gulbenkian, 1977, 2v., 1117 p.
CECY, C., Fundamentos de farmacognosia, 1992, p. 24-26 NEGRAES, P. Guia A-Z de plantas: beleza. São Paulo: Bei Comunicação, 2003.
TESKE, M,; TRENTINI, A.M.M. Compêndio de fitoterapia. 2.ed. Paraná, 1995.
BRANDÃO, L. A. Index ABC : ingredientes para a indústria de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. 2.ed. São Paulo: Associação Brasileira de Cosmetologia, 2000
http://ec.europa.eu/enterprise/cosmetics/inci/frag_mn.htm Acesso em 27

design
Author: design