NOME BOTÂNICO: Arnica montana
FAMÍLIA: Asteraceae
INCI: ARNICA MONTANA FLOWER EXTRACT
CAS: 68990-11-4
PARTE UTILIZADA: Flor

HISTÓRICO
Ao contrário de outras plantas famosas, a arnica era desconhecida dos naturais gregos e romanos da antiguidade. Hipócrates, o pai da medicina (460/370 a. C.), ignorava totalmente sua existência. O mesmo ocorre com outro consagrado clínico grego, Galeno (129-199).
A razão da descoberta tardia desta planta deve-se ao fato de que ela não cresce nos países do Mediterrâneo, berço da Civilização ocidental. Seu habitat natural são as regiões montanhosas mais ao norte da Europa. Daí sua permanência, durante muitos séculos, como segredo dos povos chamados Bárbaros pelos Romanos.
No inicio do século XVIII, a arnica estava consagrada pela medicina oficial e largamentos empregada em toda Europa.

APLICAÇÃO
Utilizado em formulações como estimulante do crescimento capilar e no tratamento de cabelos oleosos. Empregado também em loções e géis para o tratamento de ferimentos, escoriações, traumatismos e contusões, sendo bastante utilizada para massagear o corpo e relaxar a musculatura, principalmente após exercício físico intenso.
Em xampus, condicionadores, loções capilares, sabonetes e géis, ajuda no tratamento da caspa, dermatite seborréica e da queda dos cabelos, além de estimular o crescimento e fortalecer os fios.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
NEGRAES, P. Guia A-Z de plantas: beleza São Paulo: Bei Comunicação, 2003.

TESKE, M,; TRENTINI, A.M.M. Compêndio de fitoterapia. 2.ed. Paraná, 1995.

TAYLOR, FRANCIS Final Report on the Safety Assessment of Arnica Montana Extract and Arnica Montana. International Journal of Toxicology, Volume 20, Supplement 2, 2 January 2001, pp. 1-11(11)

http://ec.europa.eu/enterprise/cosmetics/inci/frag_mn.htm Acesso em 27 julho 2006.

http://www.cria.org.br/sp/header?pt+++ Acesso em 01 agosto 2006.

http://ec.europa.eu/enterprise/cosmetics/cosing/index.cfm?fuseaction=search.details&id=74322 Acesso em 27 maio 2009.

design
Author: design