NOME QUÍMICO: 2,4 – Dihydroxy – N – (3-hydroxypropyl) – 3,3-dimethylbutanamide
DENOMINAÇÃO CTFA: Pantenol
SINÔNIMOS: Dexpanthenol, Pantothenylol, Pantothenol, Pantothenyl Alcohol, Pró-vitamina B5

PROPRIEDADES / APLICAÇÕES:
O D-Pantenol é um álcool biologicamente ativo análogo do Ácido pantotênico, do grupo das vitaminas do Complexo B, que está normalmente presente na pele e cabelo. O Pantenol existe em duas formas, o D- PANTENOL, isômero dextro-rotatório ou a forma racêmica, DL-Pantenol. As formas se diferem no aspecto, sendo que o D-PANTENOL é duas vezes mais ativo fisiologicamente do que o seu isômero DL. Quando aplicado topicamente, na pele ou cabelo, o Pantenol é convertido a Ácido pantotênico, constituinte da Coenzima A, que atua como carreadora nas reações de acetilação do Ciclo de Krebs; o “acetato ativado” formado na reação do acetato com a Coenzima A é essencial na síntese de lipídios e proteínas, sendo portanto, de grande importância à pele. O Ácido d-pantotênico é imprescindível para o funcionamento normal dos tecidos epiteliais. Sua deficiência resulta em várias desordens fisiológicas e dermatológicas, como cornificação, despigmentação e descamação. A regeneração celular é acelerada pela aplicação tópica de D-PANTENOL, o que resulta nas propriedades de cura desta pró-vitamina. Na pele e produtos “skin care”, o D-PANTENOL tem a capacidade de conferir ação não irritante, não sensibilizante, umectante e condicionadora.
Sua propriedade umectante é rápida e de ação profunda, não apresentando aspecto gorduroso ou pegajoso geralmente associado ao óleo mineral e ésteres graxos. A pró-vitamina B5 estimula a proliferação celular e auxilia na reparação de tecidos lesados, com queimaduras mesmo solares, dermatites, além de promover a queratinização normal e cicatrização de feridas. Atua também como um “carreador” de várias matérias-primas, como óleos e fragâncias (às vezes turvam certos géis), devido à solubilidade do D-PANTENOL tanto em água como em óleo. Em géis aquosos ou hidroalcoólicos, ajuda a controlar a viscosidade do gel, permitindo um melhor espalhamento na pele.
A nível de cabelo e produtos “hair care”, D-PANTENOL atua especialmente como condicionador; auxiliando na retenção de umidade, espessamento e intumescimento dos fios, evitando a formação de pontas bipartidas e conferindo facilidade de
penteado. Testes mostram que o D-PANTENOL tem a propriedade de reparar danos causados por tinturas, permanentes e outros agentes, sem deixar um filme pesado sobre os cabelos, conferindo brilho e maciez.

FAIXA DE CONCENTRAÇÃO:
É indicado topicamente em concentrações que variam de 0,5 a 5% em cremes, loções, soluções, pomadas, shampoos, condicionadores, etc. A via intra-muscular é indicada em doses de 250 a 500 mg; a literatura cita também o uso em infusão intra-venosa. O uso interno é recomendado a 1% em xarope.

OBSERVAÇÕES:
O uso de D-PANTENOL é contra-indicado em hemofílicos. É estável ao calor, mas o aquecimento prolongado provoca racemização. A faixa de pH estável das soluções aquosas de D-PANTENOL varia entre 4 e 7 (pH ideal é 6); fora dessa faixa ocorre hidrólise. Nas formulações pode ser incorporado diretamente na fase aquosa ou alcoólica, ou na ausência destas fases, pode ser disperso na fase oleosa.

design
Author: design