Nome Científico: Citrus aurantium L.
Sinonímia Botânica: Citrus aurantium var. amara L.
Família: Rutaceae
Parte Utilizada: Casca
INCI: Não Aplicável
CAS: Não Aplicável

HISTÓRICO
O Citrus aurantium é também conhecido como laranja-da-terra e laranja amarga, sendo utilizada na Grécia antiga e posteriormente cultivada no resto da Europa a partir do século XII. Foi a primeira espécie de Citrus a chegar à América, sendo adaptada no Brasil em 1587. O nome aurantium deriva do latim aureantius, que significa laranja.

DESCRIÇÃO BOTÂNICA
Trata-se de uma árvore sempre verde que apresenta abundante ramagem e altura aproximada de 8 a 10 metros. As folhas são ovadolanceoladas de até 8 cm de comprimento, sinuosas ou crenadas, brilhantes e com pecíolo alado. Possui flores
aromáticas brancas ou rosadas, localizadas na axila das folhas. O fruto é globoso, de 7,5 cm de diâmetro e coloração laranja quando maduro. A floração ocorre no verão e a frutificação no outono.

COMPOSIÇÃO QUÍMICA
Apresenta em sua composição mirceno, paracimeno, limoneno, alcoóis monoterpênicos, aldeídos, cumarinas e furanocumarinas voláteis.
Possui também flavonóides (hesperidina, neo-hsperidina, di-hidrochalcona, naringina, rutina, aurantina), ácido hesperidínico, ácido auranciamarínico, pectina, ácidos cítrico, ascórbico e málico.

PROPRIEDADES
Apresenta vitaminas responsáveis pela atividade tônica do sistema imunológico fortalecendo e protegendo as células de defesa do organismo.
Os compostos fenólicos auxiliam como antioxidantes, protegendo as células dos danos causados pela ação dos radicais livres. Apresenta ainda atividade termogênica, lipolítica e antimicrobiana.

APLICAÇÕES
DOSAGEM I MODO DE USAR: Administra-se de 1 a 2 g diários.
VIA DE ADMINISTRAÇÃO: Uso interno, via oral.
TOXICIDADE I EFEITOS ADVERSOS: Não há referências nas literaturas consultadas.
CONTRAINDICAÇÕES: Não há referências nas literaturas consultadas.
USO DURANTE A GESTAÇÃO / LACTAÇÃO: Não há referências nas literaturas consultadas.

FARMACOTÉCNICA
SOLUBILIDADE: Insolúvel em água.
ORIENTAÇÕES: Alterações da cor são esperadas por modificações dos compostos coloridos das plantas.
PRAZO DE VALIDADE: 24 meses.
A validade será desconsiderada caso o produto seja manipulado ou armazenado em locais inadequados.
CONSERVAÇÃO / ARMAZENAMENTO: Conservar hermeticamente ao abrigo da luz, em local seco e arejado, longe de umidade e calor.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALONSO, J. R. Tratado De Fitofármacos E Nutracêuticos. 1a Ed, São Paulo: AC Farmacêutica, 2016.
FROÉS, V. Coleção Saberes e usos de ervas medicinais: Fitocosméticas. 1a Ed, Fascículo I , 2016.
GARAU, M.C; SIMAL, S; ROSSELLÓ,C; FEMENIA, A. Effect of air-drying temperature on physico-chemical proper of dietary fibre and antioxidante capacity of Orange (Citrus aurantium). Food Chemistry, Vol. 104, 2007.

design
Author: design